Projetos da Prefeitura contam com participação ativa de mais de 500 idosos

Projetos da Prefeitura contam com participação ativa de mais de 500 idosos

0 0
Read Time:2 Minute, 4 Second

Com políticas públicas específicas para atender a população idosa, a Prefeitura comemorou o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15/6), com mais de 400 moradores atuantes em projetos dos mais variados.

Entre os espaços com oferta de atividades de esporte, bem-estar, educação e assistência social, figuram o Centro de Convivência do Idoso (CCI), os Colégios Colaço e Imídeo, além da Secretaria de Saúde.

Inaugurado em 2020 por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, o CCI conta com 397 idosos utilizando a infraestrutura estrategicamente instalada ao lado do Complexo Esportivo Central. No espaço, eles praticam musculação, natação, hidroginástica,vôlei adaptado, capoeira, pilates, alongamento, fisioterapia funcional, dança; jogam xadrez, dama, dominó, participam de roda de conversa, aulas de pintura, teatro, coral, eventos e contam com refeições diárias, entre outros. Já pela Secretaria de Educação, cerca de 15 idosos frequentam, assiduamente, as aulas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

O programa do Governo Federal, acompanhado pelo Ministério da Educação, registra a participação de 12 idosos no Colégio Imídeo e três no Colégio Colaço. E não para por aí não. A Casa da Mulher, da Secretaria de Saúde, oferece ambulatório de saúde cardiovascular, centros de especialidades fisioterápicas, e alguns pacientes idosos, acamados e restritos em seus domicílios, recebem a visita do serviço de atenção domiciliar.

Ainda por meio da Secretaria de Saúde, a Prefeitura disponibiliza cinco geriatras (nas UBSs Álvaro Ribeiro e Alphaville, e USAs Fazendinha, Parque Santana e São Pedro) que realizam atendimento da população mais frágil, com múltiplas comorbidades e que foram encaminhadas pelos clínicos conforme o protocolo municipal.

Reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa tem por objetivo ressaltar as políticas públicas voltadas para o público-alvo, bem como manifestar a oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a gerações mais velhas. Em Santana de Parnaíba, independentemente da data, se de comemoração ou não, o cuidado com a população idosa é diário, contínuo, sempre com foco na qualidade de vida, desenvolvimento, saúde e bem-estar social.

Leia também: Santana de Parnaíba faz triagem de 100% do lixo coletado e se destaca na gestão de resíduos sólidos


Fonte/Foto: SECOM-PMSP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *