“Álbum, websérie, clipe e shows ao vivo unem artistas em Santana de Parnaíba”
Era 2020. Uma tempestade de raios, relâmpagos e trovões se abatia sobre todos nós. Fernando Ceah, cantor, compositor e urbanóide, aprisionado no centro da grande metrópole, era mais um a pensar nos rumos da própria vida quando, de repente, um raio de sol surge tímido entre as nuvens carregadas. Toca o telefone. Um convite de trabalho, e a oportunidade de se mudar para Santana de Parnaíba.
- Leia mais: Elvis Cezar lança segundo livro no dia 23 e destinará arrecadação em prol do Rio Grande do Sul
Costumam dizer que nenhum raio cai em Santana de Parnaíba por acaso. Sendo uma das cidades mais antigas do Brasil, berço das Bandeiras e da miscigenação que ajudaram a formar não só o território brasileiro, mas também a alma do seu povo, ninguém com o mínimo de sensibilidade passa incólume à energia ancestral desta terra. Verdadeiro “para-raio” de inspirações, reflexões, percepções, sincronicidades, Parnaíba e seu imenso território de mata nativa abriga seus mistérios, e aos poucos vai revelando seus segredos.
Com Fernando Ceah, não poderia ter sido diferente. Diretamente da selva de pedra para a uma cidade que ainda mantém ares interioranos, conhecendo a cada dia a diversidade cultural e tradições da nova antiga cidade, se transforma ele mesmo num “para-raio” de grandes encontros e muitas canções, dessas que caem do céu.
O resultado é um álbum com 10 faixas produzidas por Vini Merola, já disponível nas plataformas digitais. Destaques para a versão de “Acontecimentos”, de Marina Lima e Antonio Cícero com um belo arranjo de violão, piano e guitarra steel; a faixa de abertura “Não Quero Mais Saber de Nada”, que traz trecho incidental de “Nem Luxo, Nem Lixo”, de Rita Lee e Roberto de Carvalho; “Castelo de Ilusão”, uma inusitada mistura de pagode com punk-rock-pop no mesmo beat; e a faixa título “Para-Raio”, canção suingada com metais, que sintetiza todo o conceito do disco.
Para promover o trabalho, Fernando lança também o “Para-Raio Sessions”, websérie em que conta toda a inspiração por trás das canções. Ao longo de cinco episódios, artistas de diferentes vertentes musicais que moram em Santana de Parnaíba se encontrarão com artistas de São Paulo, que fazem parte da trajetória artística de Fernando Ceah, no coreto Maestro Bilo, que em 1892 foi trazido de navio da Inglaterra para o Porto de Santos, veio para Barueri de trem, e para Santana de Parnaíba em carros de boi. Muitas histórias surgem a partir desses encontros musicais, captados ao vivo por uma Kombi-estúdio itinerante, unidade móvel de áudio e vídeo, com captação de Lennon Fernandes e produção de Paula Macedo.
A sequência de lançamentos se encerra com o lançamento do clipe “Castelo de Ilusão”, e um grande show ao vivo no coreto da praça 14 de Novembro, em Santana de Parnaíba, no dia 22 de junho.
Assista ao primeiro episódio da web série “Para-Raio Sessions” abaixo:
Leia também: Bar do Detó, o melhor e mais antigo boteco da região
Fonte/Fotos: Divulgação/Fernando Ceah